Casa Quinta dos Sete Castelos ganha nova vida.

Casa Quinta dos Sete Castelos ganha nova vida.

 

A Casa da Quinta dos Sete Castelos, localizada em Santo Amaro de Oeiras, vai ser reabilitada e restaurada em 2021. A empreitada, a cargo do Consórcio Grupo DG/Signinum, passa pela recuperação de um vasto património arquitetónico, respeitando as suas características originais. O edifício será transformado numa residência para cientistas, que estejam a desenvolver a sua atividade em Institutos de Investigação no concelho de Oeiras.

O início da empreitada está previsto para o terceiro trimestre de 2021, com um prazo de execução de 365 dias.

 


Neste projeto serão conservados os elementos mais significativos do edifício, nomeadamente os painéis de azulejos, as fachadas, as guardas em ferro, a claraboia, entre outros elementos decorativos e estruturais. Está igualmente prevista a construção adjacente ao edifício (estufa) que terá uma nova cobertura, e será dada especial atenção ao minucioso restauro da fonte.

Neste edifício merecem particular atenção, os azulejos existentes no interior e exterior da capela, oriundos da fábrica “Viúva de Lamego”. Desenhados pelo artista João Alves de Sá, serão restaurados por técnicos especializados e o conceito assenta na criação de uma relação entre a iconografia e a junção visual do conjunto.

 

Com este projeto pretende-se ainda criar sinergias entre as formas já herdadas da história do edifício, com os usos e modos de vida contemporâneos, criando assim, condições para a habitabilidade e oferecendo os atuais níveis de conforto exigidos, conservando a geometria e a morfologia do edifício existente.

 

O Presidente do Conselho de Administração do Grupo DG, Jorge Gonçalves, salienta a importância e o significado deste projeto, pela história que este comporta, pela preservação da sua identidade e ainda pela valorização que esta obra emblemática terá no know-how específico junto das equipas diretamente envolvidas na execução. Refere também, a importância da nova parceria com a Signinum, empresa especialista na área da conservação e de restauros, que proporcionará novos projetos na requalificação de edifícios históricos e com alto património, como afirma Jorge Gonçalves “será uma parceria duradoura e que irá com certeza criar sinergias fortes”.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #272727;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: fixed;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container.dfd_stun_header_vertical_parallax {-webkit-transform: -webkit-translate3d(0,0,0) !important;-moz-transform: -moz-translate3d(0,0,0) !important;-ms-transform: -ms-translate3d(0,0,0) !important;-o-transform: -o-translate3d(0,0,0) !important;transform: translate3d(0,0,0) !important;}